sexta-feira, dezembro 02, 2011

Em visita às escolas: por uma paz ativa...

Teoria da paz ativa
Partindo dos ensinamentos de Johan Galtung, norueguês co-fundador do campo da polemologia, e dos escritos de Maine Quaker Gray Cox, um grupo de pesquisadores e disputantes na iniciativa experimental da Faculdade John Woolman chegaram a uma teoria da paz ativa. Esta teoria postula que a paz faz parte de uma tríade, que inclui também a justiça e a totalidade (ou bem-estar). A teoria está em consonância com interpretações acadêmicas escritas do significado da palavra hebraica antiga S-L-M, ou "Shalom", conhecida por alguns como a palavra bíblica que designa a salvação, a justiça e a paz. Vermont Quaker John V. Wilmerding Jr., fundador da John Woolman College, postula cinco estágios de crescimento aplicáveis a indivíduos, comunidades e sociedades, sendo que um deles transcende primeiro a consciência da "superfície", que a maioria das pessoas têm, emergindo sucessivamente em aquiescência, pacifismo, resistência passiva, resistência ativa e, finalmente, em paz ativa, em que o indivíduo dedica-se à pacificação, manutenção da paz e/ou construção da paz, na qual a ação é essencial e se dá, principalmente, mediante a educação...

Um comentário:

  1. A paz invadiu o meu coração
    De repente, me encheu de paz
    Como se o vento de um tufão
    Arrancasse meus pés do chão
    Onde eu já não me enterro mais

    A paz fez um mar da revolução
    Invadir meu destino; A paz
    Como aquela grande explosão
    Uma bomba sobre o Japão
    Fez nascer o Japão da paz
    Gilberto Gil

    ResponderExcluir