sexta-feira, março 16, 2012

Concurso - Pintando a Copa

Terça-feira, 13 de março de 2012
Inscrições para o “Pintando a Copa” já estão abertas

Cerca de 98 mil estudantes do ensino fundamental das escolas estaduais e municipais de Cuiabá e de Várzea Grande devem participar do projeto
Lançado nesta terça-feira (13.03), em Cuiabá/MT, o projeto “Pintando a Copa”
abriu hoje as inscrições para as escolas interessadas em participar dessa ação que busca estimular a produção de desenhos e pinturas relacionadas à Copa do Mundo.
Poderão se inscrever escolas do ensino fundamental das redes estaduais e municipais de Cuiabá e Várzea Grande, abrangendo um universo de cerca de 98 mil alunos. As inscrições serão feitas pelo site www.cuiaba2014.mt.gov.br até o próximo dia 31 de março.
O projeto visa promover o voluntariado social na comunidade escolar de Cuiabá e Várzea Grande e a sensibilização sobre a importância da participação de todos para o sucesso da realização da Copa do Mundo do Brasil 2014. “Cada aluno também transmitirá aos seus pais o aprendizado recebido na escola, o que é muito importante para ampliar a percepção da sociedade sobre o maior evento esportivo do planeta”, disse o coordenador do projeto, Agripino Bonilha Filho, assessor especial a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa).
“Por meio do desenho e da pintura, os estudantes vão desenvolver sentimentos de identidade, orgulho e cidadania, iniciando desde agora o clima da Copa do Mundo. O projeto pretende também ajudar a tornar a cidade ainda mais hospitaleira e promover a educação ambiental”, explicou o secretário da Secopa, Eder Moraes.
Durante o evento de lançamento do concurso, que reuniu cerca de 300 estudantes de Cuiabá e Várzea Grande, o secretário sugeriu que as escolas incentivem os alunos a usarem as cores da seleção brasileira pelo menos uma vez na semana.
O “Pintando a Copa” é desenvolvido por meio de uma cooperação técnica com a Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá e Várzea Grande e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Além da premiação para os estudantes, a escola que desenvolver o melhor plano de sensibilização e mobilização de seus alunos sobre o concurso será premiada na categoria Escola Cidadã na Copa. Será escolhida uma escola por cidade.
“Quero mostrar a imagem de Cuiabá e também desenhar animais exóticos da nossa fauna”, contou cheio de expectativas o estudando João Víctor, da Escola Estadual Djalma Ferreira de Souza.
PREMIAÇÃO
O projeto será dividido em quatro categorias, sendo três destinadas aos alunos e a última categoria destinada às escolas: Categoria I – 1º Ciclo: alunos do 1º ao 3º Ano do ensino fundamental; Categoria II - 2º Ciclo: alunos do 4º ao 6º Ano do ensino fundamental; Categoria III – 3º Ciclo: alunos do 7º ao 9º Ano do ensino fundamental; Categoria Escola Cidadã na Copa: todas as escolas que desenvolverem atividades de sensibilização e mobilização sobre o tema nas unidades escolares.
Para os melhores desenhos e projetos o Governo irá premiar os vencedores com notebook, TV LCD, câmera fotográfica digital. Serão premiadas as três melhores artes para cada categoria. Para a escola Cidadã na Copa o prêmio será um Notebook e um projetor multimídia.
Também serão premiados com ingressos para jogo da Copa do Mundo a ser realizado em Cuiabá os alunos ganhadores dos três primeiros lugares de cada categoria (02 ingressos cada um) e o diretor e professor do aluno ganhador do primeiro lugar de cada categoria (01 ingresso para cada um)
KITS
Todos os alunos das escolas públicas de Cuiabá e Várzea Grande receberão kits para incentivo à participação no concurso, contendo: Cartilha com informações sobre a Copa do Mundo como fonte de referência na criação do desenho. Nessa cartilha, haverá ainda uma história em quadrinhos em que os personagens conversam sobre as atitudes que todos devem ter para deixar as cidades limpas e mais bonitas; Carta direcionada aos pais dos alunos explicando sobre o projeto e convocando para participação nesta e nas demais atividades preparativas do Mundial do futebol; e folder explicativo do projeto.
As informações completas sobre o projeto podem ser acessadas no site www.cuiaba2014.mt.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário