segunda-feira, junho 25, 2012

Os três tipos de Violência na Escola


foto: assessoria
A violência escolar tem preocupado tanto a sociedade como os poderes públicos e provavelmente já te fez refletir sobre o caso. Essa preocupação fez nascer o projeto Paz na Escola, que visa o estudo da comunidade estudantil para a criação de ferramentas eficazes para diminuir a violência.
O gerente de projetos educativos da Seduc, o professor Allan Kardec Benitez, explica que nas pesquisas feitas pelo projeto, foram identificados três tipos de violência, que são: violência na escola, violência da escola e violência em torno da escola.
A violência na escola trata-se da situação no qual o problema é externo, mas de alguma maneira é resolvido no interior da escola, gerando uma vitima. Um dos casos que mais ficou conhecido em Cuiabá, foi à morte de um estudante no espaço da escola Cesário de Figueiredo Neto, região central de Cuiabá no ano de 2010.
A violência da escola é quando um representante da escola gera a violência, seja ela verbal ou não. O sujeito pode ser tanto alunos, técnicos ou professores. Um exemplo para ilustrar essa situação pode ser demonstrado quando o docente ofende um aluno ou quando o aluno desrespeita o professor.
E por fim a violência em torno da escola que envolve situações de perigo que acontecem na comunidade. Geralmente os casos envolvem o venda de drogas ilícitas, pequenos assaltos cometidos contra os estudantes ou a atuação de gangues na região.
Certamente na região que você vive existe um desses três tipos de violência, que tem prejudicado o ensino das crianças e adolescentes. Deixe seu comentário, conte a sua experiência e vamos compartilhar ideias que possam solucionar esse problema.

Para mais informações acesse o site Só Noticias ou Cenário MT

Um comentário:

  1. Realmente se todos os que estão inseridos nesse projeto, onde já conseguiram detectar os vários tipos de violência , que são três, vcs conseguiram minimizar a triste realidade que vivem os gestores, e a comunidade escolar, juntamente com os alunos. Pensem, lutem e façam.

    ResponderExcluir