segunda-feira, julho 23, 2012

Cerca de 30% dos candidatos a vereador de Cuiabá, não possui nível superior


Você é responsável pela eleição dos candidatos que irão cuidar de Cuiabá nos próximos quatro anos. Na escolha do seu candidato, seja ele vereador ou prefeito, o nível de escolarização, entre outros fatores, deve ser um requisito levado em consideração no momento da avaliação.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 57% dos candidatos a vereador para as câmaras municipais do estado de Mato Grosso não possuem ensino superior. Na nossa capital esse número chega a 30%.

O cargo político exige muito do conhecimento do candidato, pois é de responsabilidade do vereador fiscalizar, criar leis para o município, modificar e revogar as existentes, além de criar projetos para o desenvolvimento da cidade.

Todas essas tarefas são burocráticas e necessitam que o vereador tenha boa interpretação e argumentação para a resolução de problemas.

Segundo o analista político, João Edisom de Souza, “Para que um vereador exerça bem a sua função, ele, primeiramente, precisa ter as reais condições para isso. A começar pelo nível de conhecimento. O cargo de vereador cobra muito do intelecto de quem o exerce, pois exige grande capacidade de leitura, estudo, interpretação e argumentação, além de atenção para fiscalizar os atos do prefeito”.

No entendimento do analista, o caso de Lula, que conseguiu se eleger por dois mandatos e implementar importantes mudanças sócio econômicas no país, não pode ser considerado uma regra, pois o cargo de presidente permite uma gestão mais voltada à sensibilidade do que ao nível intelectual. 'O presidente toma decisões importantes, o que vai muito da sensibilidade, não tem que, por exemplo, debruçar-se sobre leis e estudá-las a fundo. Isso é atribuição do Legislativo'.

Entre os 70% de candidatos com nível superior completo, está o professor Allan Kardec, que possui duas pós-graduações e atualmente está fazendo mestrado na Universidade Federal de Mato grosso (UFMT).

É de representantes com formação, bom caráter e legitimados pelo voto de seus pares que precisamos para cuidar da nossa cidade, pois estes tem maiores possibilidades de olhar sociologicamente para os problemas, fazer análise de conjuntura e vislumbrar melhorias de forma planejada.

Veja mais sobre o assunto aqui.

Um comentário:

  1. somente uma duvida ...

    o LULA era formado em que quando foi eleito ??

    ResponderExcluir